Sentido, Propósito e Trabalho

BEDA #20

Tenho o costume de acordar e ir logo colocar água para fazer café; como não tenho mais tanto o hábito de assistir TV, coloco o celular por perto e acompanho um vídeo sobre um assunto que mais me agrade naquele momento. Na maioria das vezes, ou é vídeo sobre leituras e livros, ou algum vídeo de mensagem, com oração, alguma leitura bíblica, acho que logo cedo a gente deve, sim, recarregar as baterias da alma, já que o corpo está recarregado de força física enquanto a gente dormiu (nem sempre eu faço isso, mas quando faço me faz bem demais).

Pois bem, voltando ao vídeo...

Chamou a minha atenção dois vídeos da Dra Ana Beatriz Barbosa Silva, falando sobre “Sentido e Propósito” e "Trabalho e Propósito", uma abordagem psicológica do tema, mas feita de maneira muito leve, com termos que todo mundo entende perfeitamente. Aquele vídeo me fez pensar em muitas coisas, na minha vida, nas minhas tendências desde muito nova a gostar de certas coisas e fugir de outras, nas minhas escolhas, em como a gente tem corrido e feito escolhas equivocadas simplesmente porque não se deu tempo de sentar e analisar o que era melhor pra vida da gente, o quanto a gente se sabota quando deixa de lado um sonho, por medo de seguir em frente, por medo de errar e acaba errando em desistir daquele caminho.

fabric-flower-423327_1280.jpg

Pixabay - begobego

architect-1080589_1280.jpg

Pixabay - jarmoluk

Em geral, a gente costuma escolher nosso trabalho pelo status, ou pelo retorno financeiro que ele pode dar, não é verdade? E até tem profissões que eu acho que isso é válido, mas analisando profundamente as pessoas que a gente encontra no dia-a-dia, eu vejo que muitas delas estão infelizes com o que fazem, não encontram “sentido” nos seus trabalhos, algumas até são bem amargas e acabam tratando mal quem está por perto exatamente por isso, por estar atuando no lugar errado, quando deveria ter analisado bem o que faria dela uma pessoa feliz e realizada.

É certo que o que nos faz feliz, nem sempre vem de forma simples. Não é fácil, muitas vezes, decidir qual o caminho tomar, erramos na maioria das vezes, mas quando a gente aprende a olhar pra dentro de si e sentir nossas potencialidades, aquilo que de certa forma foi “programado” como nossa missão, até interromper o caminho e tomar outro é menos doloroso. Pior mesmo é continuar no caminho errado, isso é como matar-se um pouco a cada dia, tornar-se amargo infinitamente e tornar as pessoas ao nosso redor, menos felizes também por sofrerem com nossa infelicidade, ou sofrerem nossos ataques.

time-3222267_1280.jpg

Pixabay - geralt

hands-2847508_1280.jpg

Pixabay - jarmoluk

Quando alguém estuda sobre animais selvagens, sabe que essas criaturas atacam em duas situações: defesa de área (onde eles encontram comida e outros benefícios) e medo. De uma forma bem grosseira e tentando utilizar o raciocínio nesse sentido, se temos uma porção animal, em alguns momentos também atuamos da mesma forma, o que nos diferencia é o propósito e o sentido, o fato de sermos detentores de desejos e de podermos ir contra até mesmo o que os nossos instintos nos pedem. Temos a escolha. Mas, nossa escolha traz em sua bagagem uma responsabilidade e uma consequência. Se soubéssemos a importância disso em nossas vidas, seríamos pessoas mais felizes e faríamos as pessoas mais próximas mais felizes em todos os sentidos.

nature-3543228_1280.jpg

Pixabay - jhas

Mas, viver não é fácil, não é verdade? É preciso trabalhar essas coisas desde cedo, saber observar o sentido da vida, o que faria sentido na minha vida. Com que propósito eu faço aquilo que faço? É aparecer? É obter algum retorno material, ou espiritual? Faço por que me faz bem fazer isso, ou aquilo? São muitos os questionamentos.

Eu não quero me aprofundar muito no tema, até porque eu não tenho conhecimento suficiente, mas quero deixar um convite para que você vá aos vídeos e possa acompanhar e refletir sobre o que te faz bem, o que te completa, qual seria o sentido de sua vida, qual o propósito de sua existência e poder analisar com mais ferramentas o que pode mudar sua vida para melhor. A gente já vive em um ambiente que se tornou tão tóxico, que esses momentos são como um bálsamo, um resgate daquilo que pode te fazer feliz no dia de hoje. História comprida...

Xero,

Drica Moreira

© 2016 por Café, Livros e Sonhos. Orgulhosamente criado com Wix.com