• Drica Moreira

Nova Jaguaruara - uma história de horror e de mistério (Resenha #1)


Através da Resenha da Tatiana Feltrin (2017), descobri esse livro, que pela análise da própria Tati, trata-se de um romance de horror.

A história gira em torno de uma cidadezinha do Ceará chamada Nova Jaguaruara, que dá nome ao romance e é cercada de mistérios.

O enredo se desenrola como numa coletânea de contos ou microcontos, que vão desenhando a história de vários dos personagens e entrelaçando as informações até chegar ao panorama de horror vivido por aquela estranha cidade. Os fatos assombrosos se desenrolaram muito tempo no passado e a história, hora é contada naquele tempo, ora é contada no presente. O horror tem relação com a antiga igreja, da antiga cidade, uma construção que é evitada pela população, que evita até mesmo mencionar a existência da mesma. Mas, a chegada de uma equipe que estuda a possibilidade de instalar torres para utilização de energia eólica quebra a espiral do silêncio e recria um pouco do clima de desassossego há tanto tempo esquecido pelos moradores de Nova Jaguaruara.


Esse foi o livro mais mal assombrado que li de um autor nacional e, lendo um dos comentários no vídeo de apresentação da obra, observei que existe no Ceará de verdade uma cidade chamada Nova Jaguaribara que foi realocada para um outro lugar para a construção de um açude, chamado Castanhão e que levou até mesmo o cemitério para outro local, o que obrigou a cidade a fazer um trabalho de exumação de muitas ossadas e deixou algumas pessoas realmente incomodadas. Será que esta foi a motivação para a criação do livro? Não seria difícil encontrar fundamento para desconfiarmos e constatarmos isso…


Mauro Lopes tem uma escrita muito fluída e à medida que apresenta a história é difícil não se assustar com os eventos que vão se sucedendo. É arrepiante, e eu aconselho o leitor medroso a não fazer a leitura à noite. No mais, Boa leitura! Livro muito bom!

Essa leitura fez parte de um dos desafios que segui no ano de 2019. Infelizmente, não concluí esse desafio totalmente, mas fico muito grata a ele por ter me apresentado o livro, apesar do gênero horror não ser o meu favorito.

39 visualizações

© 2016 por Café, Livros e Sonhos. Orgulhosamente criado com Wix.com